BIOGRAFIA DE JOSÉ VERÍSSIMO – GANHADOR DA TRILHA CULTURAL

Aluno: Luiz Eduardo Santos Assunção. Série: 6º ano “B”.
Professora: Neucirlete.

BIOGRAFIA DE JOSÉ VERÍSSIMO

Eu resolvi fazer a minha Trilha Cultural com esse artista, não porque tem muita coisa necessária para escrever sobre ele, mas sim porque eu achei a história dele muito interessante, como as obras que ele escreveu e sua própria biografia que é a que eu estou
escrevendo.

José Veríssimo (J.V. Dias de Matos), jornalista, professor, educador, crítico e historiador literário nasceu em Óbidos, Pa, em 8 de abril de 1857, e faleceu no Rio de Janeiro, Rj, em 2 de dezembro de 1916. Compareceu a todas as reuniões preparatórias da instalação da Academia Brasileira de Letras. Escolheu por patrono João Francisco Lisboa e é o fundador da Cadeira n. 18.

Filho de José Veríssimo de Matos e de Ana Flora Dias de Matos. Fez os primeiros estudos em Manaus (AM) e Belém (Pa). Em 1869, transferiu-se na para o Rio de Janeiro. Matriculou-se na Escola Central, hoje Escola Politécnica, mas interrompeu o curso por motivo de saúde, em 1876, e regressou ao Pará, onde se dedicou ao magistério e ao jornalismo, a princípio como colaborador do Literal do Pará e, posteriormente, como fundador e dirigente da Revista Amazônica (1883-84) e do Colégio Americano.

Em 1880, viajou pela Europa. Em Lisboa, tomando parte de um Congresso Literário Internacional, defendeu brilhantemente os escritores brasileiros, que vinham sendo severamente censurados, vítimas de injúrias feitas pelos interessados na permanência do livro brasileiro na retaguarda da literatura no Brasil. Voltou à Europa em 1889, Indo tomar parte, Em Paris, no X Congresso De Antropologia e Arqueologia Pré-histórica, quando fez uma comunicação sobre o homem de Marajó E a antiga história da civilização amazônica. Sobre a rica Amazônia são também os ensaios sociológicos que escreveu nessa época, Cenas da vida amazônica (1886) e A Amazônia (1892).

De volta ao Pará, foi nomeado diretor da Instrução Pública (1880-91). 1891, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde retornou ao magistério, tendo sido professor da Escola Normal (atual Instituto da Educação) E no Ginásio Nacional (atual Colégio Pedro ||), dos quais foi também diretor. Interrompera os trabalhos de sociologia e de história, ainda no Pará, para fixar-se na crítica e na história literária, atividade a que ele se dedicou mais intensamente no Rio de Janeiro.

Criada a pasta da educação pública, logo após a Proclamação da República, o seu primeiro ministro, Benjamin Constant, procedeu a reforma do sistema geral de ensino público. José Veríssimo discutiu, no Jornal do Brasil do primeiro semestre de 1892, as reformas Introduzidas delas fazendo uma crítica magistral, que depois ele acresceu como Introdução da 2a edição (1906) de seu livro A educação nacional. Não se deteve apenas nas enormes insuficiências da educação escolar como ele a conheceu e sentiu no seu Estado; repassou, com límpida visão de sociólogo, muito da realidade de uma vida doméstica e social do Brasil daquele tempo, com os vícios que a corrompiam, e que o secular regime da escravidão havia arraigado profundamente nos nossos costumes.

Referido sempre como o fundador da Revista Brasileira, José Veríssimo na verdade dirigiu a sua terceira fase (a primeira foi de Cândido Batista de Oliveira de 1857 a 1860; a segunda, de Nicolau Midosi, durou de 1879 a 1881). A terceira Revista Brasileira começa em 1895 e vai até 1889, completando vinte volumes em cinco anos. Veríssimo teve o dom de agremiar toda a literatura nacional na Revista. Na sala da redação, na Travessa do Ouvidor n. 31, congregavam-se os grandes valores brasileiros da época, e é de lá que saiu a Academia Brasileira, prestigiada pelos mais eminentes amigos de José Veríssimo: Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Visconde de Taunay, Lúcio de Mendonça, entre outros.

Em 1912, tendo a Academia aceitando a candidatura de Lauro Müler, ministro das Relações Exteriores, político e não homem de letras, e que foi eleito por 22 votos para a vaga Do barão do Rio Branco, derrotando o conde de Ramiz Galvão, Veríssimo sentiu desfazer-se a ilusão com que sonhara ao fundar-se uma instituição em que recebessem exclusivamente expoentes da literatura e, desgostoso, afastou-se da Academia. Nunca mais manteve qualquer relação com a casa que ajudara a fundar.

Como escritor, a sua obra é das mais notáveis, destacandose os vários estudos sociológicos, históricos e econômicos sobre a Amazônia e as suas séries de história e crítica literárias. Na Introdução à sua História da literatura brasileira, tem-se uma primeira revelação de todas as vicissitudes por que havia de passar uma literatura que se nutriu por muito tempo na tradição, do espírito e de fórmulas de outras literaturas, principalmente do que lhe vinha de Portugal e da França.

José Veríssimo construiu com Araripe Júnior e Sílvio Romero a trindade crítica da era naturalista, influenciada pelo evolucionismo e pela doutrina determinista de Taine; mas seus pontos de vista e processos eram diferentes. Araripe Júnior, mais independente intelectualmente, com mais sensibilidade artística e mais estilo, mostrou até onde ia sua ligação com Taine, de cuja doutrina aceitava mais o fator meio, diferentemente de Sílvio Romero, que enfatizou a raça e foi um metodizador e um inovador, ao aplicar as suas doutrinas científicas a muitos dos fatos da nossa literatura, coordenando-os sobre uma base de doutrina social e demonstrando o que existia de mais ou menos organicamente ativo no desenvolvimento da nossa história literária. A crítica de José Veríssimo, por sua vez, é penetrada de um constante espírito de equilíbrio e de ordem, a que ele juntava, não raro, um pensamento filosófico e moral para enriquecê-la de uma autoridade maior, reforçado o crítico no educador.

Fazia do racionalismo lógico a sua força capital achando que “criticar É compreender”, e não se enredar no cientificismo que tanto empolgou os outros críticos do seu tempo. Para ele, na crítica literária vê-se um pouco como na história: O livro, o “fato literário” em si, não é tudo para o crítico, e não basta realçar dele apenas o mais visível dos Seus meios de expressão; é preciso alcançá-lo nas suas implicações menos aparentes de ordem filosófica, estética ou social, para bem situá-lo como razão de ser da literatura.

Acima de tudo ressalta da sua obra o cunho nacionalista, que ele procurou rastrear desde o início da literatura brasileira, na obra de poetas e ficcionistas nos quais soube detectar o sentimento de brasilidade. Foi ele que, ao seu tempo, chegou à mais íntima comunicação com o espírito e a obra de Machado de Assis, notando o quanto ele trazia, pelo romance, pelo conto, pela própria poesia, de original e único para a literatura brasileira.

Obras Crítica e História Literária: Estudos brasileiros. 2 séries (1889- 1904); Estudos de literatura. 6 séries (1901- 1907); Homens e coisas estrangeiras. 3 séries (1902 -1908); Que é literatura e outros escrito (1907); História da literatura brasileira (1916); Letra literatos (1936). Diversos: Cenas da vida amazônica, ensaio social (1886); Questão de limites, história (1889); Educação nacional, educação (1890); A Amazônia, ensaio (1892); A pesca na Amazônia, história (1895); A instrução pública e a imprensa, educação (1900).

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA LITERATURA

Ao lado de Sílvio Romero e Araripe Júnior, seus contemporâneos, foi um dos primeiros e maiores historiadores da literatura Brasileira.

De sua obra história da literatura Brasileira a soma a crítica e, em especial, uma constante preocupação em se definir um caráter tipicamente nacional dos escritores do país.

Um exemplo de sua preocupação, ao historiar:

“Confesso haver hesitado na exposição da marcha da nossa literatura, se pelos gêneros literários, poesia épica, lírica ou dramática, história, romance, eloquência e que tais, consagrada pela retórica e pelo Uso, ou se apenas cronologicamente, conforme a sequência natural dos fatos literários. Ative-me afinal a este último alvitre menos por julgá-lo em absoluto o melhor que por se me antolhar o mais consentâneo com a evolução de uma literatura, como a nossa, em que os fatos literários, Mormente no período de sua formação, não são tais e tantos que lhes permitam a exposição e estudo conforme determinadas categoria.

Nesse período e ainda no seguinte aqueles diferentes gêneros não apresentam bastante matéria a história, sem perigo desta derramar-se ociosamente. Ao contrário expor esses fatos na ordem e segundo as circunstâncias em que eles se passam, as condições que os determinam e condicionam e as feições características que afetam, Parece fará mais inteligível a nossa evolução literária com a vantagem de guardar maior respeito ao princípio da última unidade da literatura. Nesta, como na arte e na ciência, é conspícua a função do fator individual. Um escritor não pode ser bem entendido na sua obra e ação se não visto em conjunto, e não repartido conforme os gêneros diversos em que provou o
engenho.”

OBRA MAIS IMPORTANTE DE JOSÉ VERÍSSIMO

José Veríssimo fez muitas obras muito importante para a literatura. Suas obras foram: Interesses da Amazônia, Pará e Amazonas, Letras e literatos, Simón Bolívar i el Gran Mariscal de Ayacucho, Homens e coisas estrangeiras, Estudos de literatura brasileira, Estudos brasileiros, Que é Literatura?, 1899-1900, O Século XlX, Obras Poéticas de José Basílio da Gama, A Pesca na Amazônia, Cenas da Vida Amazônica, A Educação Nacional, História da Literatura Brasileira, que são exemplos de obras importantes para a literatura.

Este trabalho propõe uma leitura da obra ficcional de José Veríssimo (1857-1916) e Inglês de Sousa (1853-1918), especificamente, dos livros Cenas da Vida Amazônica (1886) e Contos Amazônicos (1893), que têm em comum a tomada ficcional do baixo Amazonas.

Entendemos que o relato de viagem composto por expedicionários estrangeiros acarretou empréstimo estético e discursivo à narrativa amazônica, como os relatos produzidos por cientistas, por meio dos quais se vinculou o embate civilização e barbárie, o redescobrimento da paisagem amazônica e suas lendas.

Além de uma análise mais geral dessas narrativas, traçando pontos de correlação com o relato de viagem, para Cenas da Vida Amazônica foi determinante o estudo da Revista Amazônica (1883-1884), no qual se pode verificar a correlação entre ficção e nãoficção, literatura e história, mito e ciência caminhando lado a lado, resultado nas características formais de O crime do tapuio, para Contos Amazônicos foi esclarecedor alguns texto de sua recepção, na medida em que se verificou uma crítica favorável às narrativas atreladas ao imaginário popular, como ficou renegado O gado do Valha-me-Deus, ainda que, alcançasse como outros textos em Contos Amazônicos uma forma mais refinada de gênero conto.

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